fechar x info

nome do escritório autor do projeto: escritorio paulistano de arquitetura

nome do projeto: novotex sulamericana

local: araras, são paulo, brasil

datas de início e término do projeto: 2008 

datas de início e término das obras: 2009 e 2011

informações sobre área: 2.900 m²

 

informações gerais sobre o projeto:

A indústria química Novotex Sulamericana está localizada no município de Araras, a 180 km da Capital no interior do Estado de São Paulo, situada junto à rodovia Anhanguera em distrito industrial. O conjunto arquitetônico é composto por três blocos funcionais: Produção e Depósito de Produtos, Administração e Laboratório e Portaria Geral. A implantação é definida por uma via central de acesso na cota mais alta do terreno, finalizada numa praça linear que integra todos os edifícios.

O edifício da Produção e Depósito tem tipologia industrial: um galpão resolvido em sete módulos estruturais de 27,0 x 9,0 metros; pilares em concreto, cobertura com treliças metálicas, telhas termo-acústicas e fechamentos em blocos de concreto aparentes. A solução para a iluminação e ventilação naturais utiliza lanternim translúcido ventilado na cobertura e aberturas inferiores nos fechamentos laterais.

O edifício da Administração e Laboratório é composto por dois pavimentos, sendo que no superior um vazio central integra os espaços internos. Acesso e recepção ocorrem no nível intermediário. As fachadas envidraçadas têm insolação controlada por brises horizontais fixos.

O plano diretor prevê a ampliação do edifício da Produção e a construção de um novo edifício especificamente para os Laboratórios.

 

equipe arquitetura: eduardo colonelli e silvio oksman (autores);

fabiana cyon, priscila azambuja, rodrigo lacerda (colaboradores)

 

projetos complementares:

estrutura: oficina de arquitetura e estrutura

instalações hidráulicas e elétricas: eng° lucelino laranjeira

ar condicionado: coldexpress

 

construção: plaege construtora

 

fornecedores:

brises e forros: hunter douglas

piso elevado: giroflex

porcelanato: cecrisa