fechar x info

projeto - fevereiro 2011

conclusão - setembro 2014

terreno - 620 m2

área construída - 3.305 m2

apartamento tipo - 160 m2

autor - marcio kogan

co-autora - carolina castroviejo

equipe de projeto - carlos costa, fabiana stucchi, fernanda palmieri, laura guedes, mariana simas, oswaldo pessano

equipe do studio - beatriz meyer, diana radomysler, eduardo chalabi, eduardo glycerio, eduardo gurian, elisa friedmann, gabriel kogan, lair reis, luciana antunes, marcio tanaka, maria cristina motta, mariana ruzante, oswaldo pessano, renata furlanetto, samanta cafardo, suzana glogowski

V_Itaim é um pequeno edifício com 10 apartamentos em São Paulo projetado pelo studio mk27. A simplicidade e a busca por espaços generosos, em uma cuidadosa composição de materiais, orientou o projeto arquitetônico.

A fachada do prédio é feita de concreto armado aparente e de painéis de madeira, concebidos para sombrear os ambientes internos e que podem ser movimentados pelos moradores conforme desejarem. Os usuários podem assim otimizar o conforto térmico dos ambientes dependendo do uso e da incidência do sol. A madeira desses elementos tem um padrão quadriculado, perfurado, que não bloqueia o vento, como os muxarabis árabes, trazidos para a arquitetura brasileira colonial e, mais tarde, usados também pelos modernistas. O resultado dessa solução são espaços com temperatura sempre muito agradáveis.

O concreto aparente remete aos edifícios brutalistas de São Paulo. O material, feito com fôrma de madeira, tem vida própria, “um organismo vivo”, como dizia a arquiteta Lina Bo Bardi, mestre do modernismo brasileiro. A textura das ripas, quando iluminada pelo sol, produz um efeito surpreendente e poético para as grandes empenas.

A versatilidade dos apartamentos possibilita que a planta seja rearranjada segundo as necessidades da família, tanto em um loft totalmente abertos ou um andar com 2 dormitórios.

A sala, voltada para leste, tem grandes panos de vidro que aumentam a relação com o exterior. Esse ambiente se integra a uma varanda de 3,00m por 3,70m, como um prolongamento da área de estar dos apartamentos. Um dos elementos de madeira desliza até essa varanda para sombrear o ambiente ou dar maior privacidade ao espaço, sem que se configure qualquer fechamento e mantendo-se assim a sensação de um espaço externo. Junto ao grande vão da sala e dos quartos há um núcleo rígido de circulação vertical e serviços. Este núcleo foi posicionado próximo da lateral do edifício para minimizar a interferência de elevadores e escada na planta livre. Já o térreo fica elevado sobre pilotis, fazendo com que haja também nesse piso grande integração entre o interior e o exterior – o jardim.

V_Itaim é um edifício urbano contemporâneo, de apenas 13 andares que, tanto pelouso dos materiais, como pelas soluções arquitetônicas de planta e fachada, criam uma arquitetura versátil e dinâmica, confortável e funcional para os moradores, com grande integração de espaços e com o exterior. project - vitacon itaim building